Quais os tipos de serviço de engenharia?

Os serviços de engenharia se dividem basicamente em dois tipos, a engenharia consultiva e de projetos simplesmente denominada de “PROJETOS” e a engenharia de construções e montagens ou basicamente “EXECUÇÃO”.

Quando falamos em projetos os serviços que podem estar relacionados, dependendo o escopo do contrato, são:

a) elaboração de planos diretores, estudos de viabilidade, estudos organizacionais e outros relacionados com obras e serviços de engenharia.

b) elaboração de anteprojetos, projetos básicos e projetos executivos de obras, equipamentos, instrumentos e processos de produção em geral.

c) fiscalização, supervisão, acompanhamento técnico e gerenciamento de obras e serviços, ou de montagens industriais e controle tecnológico de materiais e produtos;

d) vistorias, elaboração de laudos técnicos, consultorias especializadas, avaliações e pareceres referentes a obras de engenharia;

e) desenvolvimento de técnicas relacionadas com a informática e outras, para aplicação em serviços de engenharia.

E na execução abrangem:

a) execução de obras de construção civil em geral e sua conservação (ou, eventualmente, sua demolição);

b) construção, demolição, reforma ou reparação de prédios ou edificações;

c) construção e reparação de estradas de ferro e de rodagem, inclusive os trabalhos concernentes a super e infra-estrutura de estradas e obras-de-arte;

d) construção e reparação de túneis, pontes, viadutos, logradouros públicos e outras obras de urbanismo;

e) construção de sistemas de abastecimento de águas e de saneamento;

f) execução de obras de terraplenagem, pavimentação em geral, hidráulica, marítimas ou fluviais;

g) execução de instalações hidráulicas e elétricas e montagens industriais;

h) execução de obras de eletrificação e hidrelétricas;

i) exploração, conservação e recuperação de recursos naturais.

Os serviços relacionados acima dependem também da especialidade do profissional, conforme suas atribuições no CONFEA, Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e agora também do CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

About these ads

Sobre Eng Ederson Antonini

Sou Eng. Civil e de Segurança de Trabalho, natural de Chapecó (SC), filho de Ernesto Benvindo Antonini “In Memoriam” e de Elaine Maria Antonini, ele pedreiro e ela do lar, esposo de Jociane Pandolfo Antonini, pai de Angelo e Valentina Pandolfo Antonini. Sou suplente de Vereador na cidade de Chapecó/SC no ano de 2013 à 2016, fui presidente da Associação de Engenheiro e Arquitetos do Oeste de 2012 à 2014, membro do Conselho de Desenvolvimento Territorial de Chapecó, delegado eleito para a Conferência das Cidades em 2013 no âmbito Estadual e Federal, membro atuante na reformulação do novo Plano Diretor de Chapecó e Inspetor do CREA/SC de 2012 à 2014. Na minha atividade profissional já executei mais de 1.200 casas para pessoas de baixa renda, propiciando moradia digna a estas famílias, conseguindo subsídios de R$ 6.000,00 à R$ 25.000,00, também fui professor universitário para os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Alimentos, bem como para o curso de Técnico em Edificações, Mestre de Obras e Pedreiros, tudo sem fazer parte do Poder Público. Sou eu o Engenheiro responsável que elabora os laudos técnicos da Arena Condá, onde priorizo a segurança dos torcedores acima de tudo. Também desempenho a atividade de Perito Judicial atuando em mais de 150 processos e cerca de 300 extrajudiciais, os quais desempenho minha função colocando a ética e a verdade em primeiro lugar. Meu ingresso na política se deu devido minha insatisfação com a forma com que grande parte de nossos governantes a estão conduzindo. Vejo na política a oportunidade de fazer a diferença e contribuir para um país melhor para nossos filhos, é um instrumento de mudança, uma ferramenta fundamental para melhorar a vida das pessoas. Estamos embebecidos com tantos escândalos de corrupção, tráfico de influências e ineficiência na política, partilho da opinião do filosofo educador Mário Sérgio Cortella, onde os sem-vergonhas e corruptos não chegam a 10% da nossa população, o problema é que essa pequena minoria faz parecer, para os que são decentes, de que eles são maioria, e nós acabamos recuando quando não devemos recuar! Resolvi sair da minha zona de conforto e entrar em uma batalha que não é só minha, uma batalha grande e pesada, mas muito prazerosa, pois existe um verdadeiro motivador por trás de tudo isso, fazer o melhor pela coletividade. Venho convidar você a me acompanhar nesta batalha que é sua também e é somente através da união que vamos nos fazer ouvir, por isso conto com você no dia 05 de Outubro, vamos juntos acreditar no Brasil, por isso vote 4566 para Deputado Federal!
Esse post foi publicado em Dúvidas, Dicas, Orçamentos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s